Basta plugar os cabos e realizar algumas pequenas configurações para você dobrar sua tela e o espaço na Área de trabalho.
Você já deve ter visto ilhas de edição de vídeo ou imagem, alguns escritórios e até quartos de gamers mais hardcore com computadores que possuem dois monitores. Em alguns casos, trata-se apenas de “luxo visual”, com o tamanho do desktop dobrado. Todavia, ter duas telas significa manter sua área mais ampla, permitindo que você organize melhor as janelas e distribua melhor os recursos do computador.
A utilização de dois monitores melhora até mesmo a interação com a Barra de tarefas do Windows. Se você tem muitos ícones e precisa estender esse recurso do sistema para que ela ocupe duas linhas, a técnica que explicaremos aqui pode amenizar esse problema.
Caso você tenha uma placa gráfica com duas saídas de vídeo e um monitor sobrando, bastam alguns minutos para a configuração da visualização dupla. Praticamente, todas as GPUs mais recentes contam com duas saídas de vídeo, independentemente do preço delas.
Identificando as saídas
O primeiro passo é saber qual o tipo de saída da sua placa de vídeo para utilizar os cabos adequados. Os padrões de conexão mais comuns são: VGA, DVI e HDMI. O primeiro tipo é o nosso velho conhecido conector azul com 15 pinos que transmite sinais analógicos.
Este conector é também conhecido como HD-15 (as letras HD representam High Density – alta densidade) e é o mais encontrado em placas de vídeo, monitores, projetores e outros dispositivos que operem com a transmissão de imagens.
Este tipo de conector carrega sinais de vídeo analógicos do tipo RGBHV (red, green, blue, horizontal e vertical) e é utilizado desde monitores mais antigos, aqueles de tubo, até os mais recentes (com telas de LCD bem mais finas).
Por sua vez, a conexão DVI (Digital Visual Interface) é um padrão digital que maximiza a qualidade dos dispositivos eletrônicos. Diferentemente do VGA, esta tecnologia leva sinais de vídeo digitais e sem compressão. Os dados são transmitidos de uma maneira que cada pixel da imagem original seja fielmente reproduzido no monitor, caso ele seja compatível.
O terceiro e último padrão é o HDMI (High Definition Multimedia Interface), que também transmite dados sem compressão e de altíssima qualidade. Ele é utilizado em players de Blu-ray, computadores mais novos, consoles de video game e receptores de áudio, por exemplo.
Com um único cabo, o vídeo pode ser transmitido normalmente, com qualidade melhorada ou com alta definição juntamente com oito canais de áudio. Caso a saída da sua placa de vídeo não corresponda à entrada do monitor, é necessário adquirir um adaptador. Porém, não há como fazer nenhuma adaptação se a sua GPU não tiver duas saídas de vídeo.
Configurando
Depois de ter conectado devidamente os monitores nas saídas de vídeo, você já pode ligar o computador. Não se assuste, pois somente um dos monitores estará ativo. O procedimento para adicionar uma segunda tela varia um pouco de acordo com a versão do seu sistema operacional.
XP e Vista
No Windows Vista e XP, esse processo é bem parecido. Com o SO carregado, clique com o botão direito do mouse em qualquer local da área de trabalho e selecione a opção “Propriedades” no menu de contexto apresentado.
Acesse a aba “Configurações” (“Configurações de Vídeo” no Windows Vista). Você verá uma indicação de dois monitores, cada um deles representado por um número. Até esse momento, uma das telas permanece desativada.
O mais comum é posicioná-los lado ao lado, adotando o formato widescreen. Também é possível colocar um sobre o outro, o que não é muito comum, ou da forma que melhor convir à você. Agora, o cursor do mouse ou um aplicativo que encosta no limite direito da tela da esquerda (ou vice-versa) é estendido para o outro monitor. O mesmo acontece com monitores na vertical.
Ainda é possível definir resoluções diferentes para cada monitor, utilizando as barras na tela de propriedades de vídeo. Porém, é recomendável utilizar os monitores em suas resoluções próprias, mesmo que sejam diferentes entre si. Esta aí sua área de trabalho muito mais ampla para seus trabalhos com imagens.
Windows 7
No Windows 7, o esquema de configuração tem a mesma simplicidade, apesar de ser um pouco diferente. A primeira coisa a ser feita é clicar sobre o desktop com o botão direito do mouse. Ao fazer isso, um submenu é apresentado, no qual você deve selecionar a opção “Resolução de tela”.
O segundo monitor deve ser indicado automaticamente. Contudo, se isso não acontecer, você pode pressionar o botão “Detectar” para que seja feita uma atualização da identificação do novo sinal. O próximo passo é definir as preferências da nova tela.
Em “Múltiplos vídeos”, você determina a forma de integração entre os dois monitores. A opção referente ao formato citado no tópico anterior é o “Estender estes vídeos”. Assim, o segundo monitor será uma continuidade do primeiro.
Além disso, é possível definir a resolução e a orientação de cada uma das telas separadamente, da mesma maneira que acontece nas versões anteriores do Windows. Clicando no link “Configurações avançadas”, é exibida a janela de propriedades da placa de vídeo.
Após essa configuração ter sido feita a primeira vez, você pode alternar entre os modos de visualização dos monitores (“Somente computador”, “Dupolicar”, “Estender” e “Somente projetor”) pressionando o comando de atalho Tecla Windows + P.
Nenhum comentário:
Postar um comentário