Nova bateria poderá ser recarregada em 2 minutos e meio
Nanotecnologia atualiza bateria de níquel-ferro, criada pelo inventor americano Thomas Edison no inicio do século XX.
A nova bateria pode ser recarregada em apenas dois minutos e meio graças àinovação na área de nanotecnologia. (iStockphoto) Uma equipe da Universidade Stanford trabalha na atualização da velha bateria de níquel-ferro criada no início do século XX pelo inventor americano Thomas Edison. A ideia é produzir uma nova bateria que pode ser recarregada em apenas dois minutos e meio e servir à indústria automobilística. O estudo foi publicado no periódico Nature Communications. Infográfico: A evolução das baterias Os pesquisadores mantiveram a mesma base de níquel e ferro, mas acrescentaram nanotubos de carbono e grafeno, material formado por um plano de carbono de apenas um átomo de espessura. "Isso permite que as cargas elétricas se desloquem rapidamente entre os eletrodos e no circuito exterior. O resultado é uma versão ultrarrápida da bateria de níquel-ferro", explicou o químico Hongjie Dai, chefe da pesquisa. Até o momento, o laboratório de Dai fabricou apenas um pequeno protótipo capaz de alimentar uma lanterna. Contudo, o aparato tem uma densidade energética mil vezes superior à versão de Edison. "É provável que nossa bateria não seja capaz de impulsionar um automóvel elétrico, porque sua densidade energética ainda não é a ideal. Mas poderia ser um apoio para as baterias existentes em carros elétricos, dando a elas uma potência a mais na aceleração", aponta Hailiang Wang, coautor do estudo. Saiba mais: BATERIA NÍQUEL-FERRO Em 1902, o inventor americano Thomas Edison e seu sócio, Waldemar Jungner, fabricaram a bateria de níquel-ferro com dois eletrodos, um de níquel e outro de ferro, mergulhados em uma solução alcalina. A principal vantagem era que os materiais básicos eram relativamente abundantes e baratos e a solução era inofensiva em comparação com as baterias à base de chumbo e ácido. Essas baterias foram comercializadas para automóveis até os anos 1920. Mais tarde, foram substituídas porque não conseguiam competir com os motores de gasolina. Ainda assim, continuaram sendo usadas como fonte energética para abastecer ferrovias e minas até os anos 1970. Atualmente, apenas algumas poucas empresas ainda fabricam esse tipo de bateria, principalmente para armazenar excedentes de eletricidade gerados por energia solar e eólica.
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